quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dia 17 - Despedida de Barcelona

Adios Barcelona!

Praia de la Barceloneta e Catedral de Barcelona...

E assim nos despedimos!

Até a próxima aventura!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Dia 16 - Castell de Montjuic

Buenas,

Bom, hoje fomos em mais um mirante da cidade: o Castell de Montjuic. Basicamente é uma antiga fortaleza da cidade, a primeira construção do castelo data do século XI (foi destruído em alguns momentos da historia e reconstruído). Só que o castelo fica no alto de uma montanha com vista para o mar... Mas não era pq os espanhóis daquela época queria olhar o mar e admirar a beleza da paisagem hehe, mas sim pq era mais fácil ver quem chegava até a cidade via mar, e assim apontar uns canhões para essas pessoas... enfim hehe Pelo menos hoje em dia serve como um lindo mirante da cidade.

As fotos mostram melhor...

Começamos o dia com um belo almoço e vinho, claro hehe

Primeira subidinha e já temos essa vista da cidade...

Um parque super gracinha no meio da montanha...

Essa escultura mostra uma dança típica de Barcelona..

Mais uma vista maravilhosa, com o mar deixando ainda mais lindo!

Papel de parede do Windows hehe

Mais mar...

Aí chegamos ao castelo... esse canhão ficava mirando o mar para deter qualquer intruso...

A frente do castelo e um jardim...

Mais castelo... Não entramos, decidimos somente apreciar a vista e depois descemos calmamente para os arredores da montanha...

Ao fundo, o museu de arte da Catalunya... a visita também ficará para a próxima...

Ao fundo, muitas luzes da cidade e a Praça Espanya...

Na praça Espanya...

Essa arena ao fundo era onde aconteciam as touradas. Agora é proibido na Catalunya...

Para encerrar a noite, alguns "bocadillos" perto das famosas Ramblas....

Amanhã é nosso último dia de viagem... :( enfim, tudo que é bom dura pouco... hehe... mas foi bem intenso e ainda temos amanhã para apreciar a cidade e nos despedirmos...

Adios!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dia enorme em Barcelona

Hola muchachos... andale andale... engraçado como todo espanhol fala igual o ligeirinho... rápido cantado e estridente.... muito comédia

Hoje foi enorme o dia... fomos ver os clássicos de Barcelona, e foi incrivelmente legal... impressionante, por diversas vezes escorria suor hétero dos meus olhos e dos da Silvia... a gente se pegava emocionado dentro dos lugares ao ver as obras e ouvir seus significados.

Vamos as muitas fotos... hoje foram 398 fotos com 27017 passos dados somando 20,51 km.. UFA!!!

Primeira parada do dia, a estrondosa Sagrada Familia, a igreja que o Gaudi ficou a vida inteira pra fazer, a obra prima que quando ele percebeu que não ia viver pra ver ela pronta, terminou o projeto e deixou uma porrada de gente pra finalizar, as obras tem previsão de terminar em 2026... bati uma aposta com a Sil, o que termina primeira, a Sagrada Família ou a estação do aeroporto do metrô de SP?
 Outro ângulo... é uma coisa inacreditavel, foi nessa hora que nossos olhos suaram.

De onde se olha, tem detalhes cheios de significados
 Essa é a única entrada que já está pronta... serão tres fachadas... dá Gloria, da Paixão e esse que é o do nascimento de Cristo
 Dentro, como tudo que a gente viu do Gaudí, e das várias explicações... ele dizia que não tinha pintor melhor do que o Sol, então a questão da luz é animal em qualquer lugar que se vá... cada uma das colunas em forma de troncos de arvore pra parecer que está dentro de uma floresta é de um material de cor diferente, os vitrais junto com isso formam esse ambiente super claro e confortável.
 pro lado que o sol nasce os mosaicos dos vidros são de cores quentes, pro lado que o sol se põe de cores frias, tudo pra criar os efeitos de luz dentro da basílica
 É bonito demais
 Essa é a fachada da paixão com os elementos todos que fazem parte, ainda em construção, mas já nas vias de fato, as esculturas foram terminadas agora nos ultimos anos.

Finalmente comemos a famosa paella Catalã... arroz com resto da hora.. gostoso demais.
 De lá fomos ao Parc Guell.. adivinha projeto arquitetônico de quem? Gaudi deve ter feito uma grana nessas paradas.
 Tudo mó bonito e cheios dos significados, ele tinha a manha de destroçar um azulejo, mas cola-lo de forma a manter o desentro numa parede curva... então a coisa tomava vida, ganhava relevo.. muito legal.
 A Sil tava esperando o Santana-Edu Chaves, mas não passou.
 Tudo cheio das curvas... sempre pra criar esses movimentos muitos loucos.
 Isso é uma pomba. (não foi o Gaudi que fez)
 a gente nos famosos mosaicos do Parc Guell.. baita dia bonito com frio de boa.
 Várias das coisas dele tinham essa repetição de padrões como se fosse uma costela... da hora.
 Mais bonitezas
Um mirante que dá pra ver Barcelona bem de cima... ao fundo, não sei se dá pra ver na foto, é o mar.

Sempre fazendo alusões a natureza e fenomenos naturais, redemoinhos, furacões e todo o escambau como parte do ambiente
 Aí fomos ao Arco do triunfo catalão... bonito né.. todo de tijolinhos... bem grande e marrom
 o nome dessa obra é "três gritando"
 Aqui fomos saudar o por do sol na praia... friaca de 2 graus... praia vazia, mas a vista é muito louca.
aqui um tantinho mais tarde, bem bonito, mas em relação a praias, ninguem bate o meu Brasil varonil.

É isso.. amanhã é palacio não sei de quem, depois praça não sei por onde... eu já nem sei mais direito que dia é hoje, mas a tristeza do finzinho da viagem já bateu... vamos aproveitar...

Besos mis queridos andaluzes guapos bale di la playa.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Dia 14 - Casa Batlló, Bairri Gotic e Las Ramblas

Hola, que tal?

Me sinto meio perdida falando espanhol, pq não manjo muito... aí sai um portunhol com um monte de palavras em inglês no meio, e aí mistura tudo hahahah.. massss... dá pra me virar até...

Hoje fizemos nossos clichês turísticos... e realmente deu pra sentir já porque todo mundo que já visitou Barcelona falou pra gente que aqui era maravilhoso, lindo, inspirador, apaixonante... e realmente é... a cidade é inspiradora! vou contar com fotos pq não tem como descrever de outra forma...

Esta é a Casa Batlló por fora... Ela está enfeitada por causa do Natal, por isso essas bolas de isopor... Basicamente a história é a seguinte: os Batlló eram uma família influente e rica de Barcelona que contratou nada menos do que o arquiteto Gaudí (vcs verão mais obras dele no blog de amanhã) para construir a casa deles...

Acontece que o Gaudí não era um arquiteto comum, ele era um gênio artista! E o resultado foi esse aí que vcs podem ver na foto: a casa toda parece um conto de fadas, ou o estômago de um dragão, ou um aquário, enfim, as formas são todas arredondadas e curvas...

Não, não estava nevando em Barcelona hehe... esta neve é de mentira, e é um evento por causa do inverno pelo que entendi..

A casa também foi projetada para aproveitar ao máximo a luz natural. Então é cheia de janelas enormes e nos lugares certos. Demos sorte de pegarmos um dia lindo de sol hoje!

Muita luz...

Isso era uma lareira. Em forma de cogumelo hehe

Nossos companheiros de turismo chineses é claro, como não poderia faltar hehehe

Mais luz e curvas...

Os tetos também tinham peculiaridades. Esse em caracol é lindo!

Uma visão maior da sala...

O teto lindo novamente! Apaixonante...

Alguns lugares enchem o coração de alegria (por mais piegas que isso possa parecer)... e essa casa realmente nos deu essa sensação... os olhos se enchem de beleza!!!

O jogo de cores nos azulejos...

Isso era muito legal... essas janelas pro jardim de inverno eram de vidro ondulado, e se vc olhasse através delas, teria a impressão de estar dentro d'água... A casa foi inspirada em diversos elementos da natureza, como peixes, tartarugas e o mar...

O terraço... super sol!!!

De lá, partimos para a Praça Catalunya, bem bonito também...

Como aqui é menos frio, ainda tem verde e até flores!!!

A revoada de pombos lá atrás hahahha

Parada para o almoço: vinho finalmente!!! Vinho catalão esse... muito bom!

Mais partes da cidade...

Aí caímos no tal do Bairri Gotic, que é um bairro medieval de Barcelona... tudo muito bonito também!

E achamos uma das igrejas: Santa Maria del Mar

De frente...

Partimos então para uma caminhada na famosa Las Ramblas

Monumento em homenagem ao Colombo... nha... não curto muito ele não mas blz hhahhaha

Porto de Barcelona...

Finalmente o mar!!! Quem sabe amanhã pegamos uma praia hein?? hahah mentira... tá bem frio, não se enganem com o sol hahaha

E para finalizar, as famosas tapas "mirando las Ramblas"... hehe

Amanhã visitaremos a Sagrada Família de manhã e depois o Parc Guell, duas outras grandes obras de Gaudí aqui de Barcelona...